twitter


Bandeira do Colégio João Honorato

Num ato democrático e transparente propomos aos alunos a arte para a criação da bandeira de nosso colégio. Com ajuda dos professores de arte, os alunos se sentiram à vontade para participar desse concurso. Escolhida as melhores pelos professores de Arte, levamos as melhores para uma reunião de funcionários para escolher as cinco melhores. Após essa escolha convidamos os pais que juntos aos alunos fizeram a última escolha. Ficou aprovada então a bandeira nº 5. Passamos nas salas de aula para a divulgação da arte escolhida e seu autor, o aluno Joel Neto do 7º Ano do Ensino Fundamental.
A bandeira feita em Goiânia, bordada num colorido alegre que exibe as cores da Bandeira do Brasil.




Esta ação objetiva oportunizar ao aluno uma forma de conhecer mais sobre algumas profissões, questionar sobre os desafios, o mercado de trabalho, a possibilidade de cursar e as curiosidades sobre cada profissionais.
É uma forma de saber mais sobre o curso para facilitar a escolha profissional.
A direção deste colégio agradece e parabeniza todos os profissionais que contribuiram e continuam contribuindo para o crescimento cognitivo dos alunos concluintes do Ensino Médio.
Muito Obrigado!


O objetivo principal do simulado é mostrar ao aluno como acontece em concursos e vestibulares, a organização do tempo, a importância da leitura e interpretação das questões.
Inicialmente os alunos encontraram muita dificuldade, pois se tratava de algo novo, mas, logo começaram a interagir e desenvolver melhor, . Com peso 2,5 para cada disciplina e contendo cinco questões cada uma, o aluno precisa se preparar um pouco mais para este dia. Todo o conteúdo das questões são de inteira responsabilidade dos professores das respectivas disciplinas.
Percebemos que é uma ação que deve ser trabalhada mais vezes, preparar melhor os alunos durante as aulas para o tipo de questão a ser aplicada. Mas como na educação não existe receita pronta, nem sucesso imediato, devemos insistir no aperfeiçoamento.


Essa ação tem o objetivo de incentivar os nossos alunos a se interessar mais em aprender para alcançar a carta Destaque. O critério de destaque é a média oito ou mais em todas as disciplinas sem exceção, acompanhado de bom comportamento e participação durante as aulas.









Dia das Mães
Este é um momento de suma importância para a escola, pois, passamos muito tempo clamando pela falta da família na escola, então preparamos com muita dificuldade financeira, mas muito carinho, um momento especial para as mães. Nesse momento o nosso maior objetivo é fazê-las entender o quanto são importantes na Educação de seus filhos desde sua gestação até a formação escolar.
Foram apresentadas mensagens pela diretora, por colegas professores, pelo vice-diretor e por alguns alunos todas com o mesmo objetivo, fazer compreender sua importância na vida de seu filho.
Num clima harmônico de muita alegria e descontração, após um lanche, nos divertimos bastante ao som do sanfoneiro que levou para o meio do salão pessoas que há muito tempo não se divertia.
Esse foi o nosso objetivo, fazer da escola um ambiente alegre, atrativo em que as mães se sintam bem em participar.


PAZ É A GENTE QUE FAZ
Vivemos num mundo tão turbulento que de todos os lados, todas as pessoas em todos os idiomas, clamam a Paz, por isso a Secretaria Estadual de Educação confeccionou a Bandeira – “Paz é a gente que faz,” com o objetivo de instituir o dia da Paz nas escolas, bem como, criar uma integração entre as escolas, uma vez que, uma escola repassa à outra numa programação atrativa clamando a Paz.
Aqui neste colégio alunos e funcionários vestidos de branco, portando símbolos da Paz como pombinhas e bandeirolas brancas, acompanhados de faixas, ao som da fanfarra e saxofone, seguimos com a música “Amigos para Sempre.” Ao chegar à escola de destino (Esc. Est. João Régis) fomos recepcionados por alunos e funcionários num clima de Paz.



Conscientizar é preciso

Preocupados com surto de dengue na região, a comunidade João Honorato se mobiliza numa ação de combate ao mosquito. Após ter sido trabalhado em sala de aula, por professores e profissionais da saúde e FUNASA, os alunos deixaram as salas de aula e saíram em busca de saúde começando pelas imediações do colégio. Em parceria com a prefeitura municipal e as demais escolas da cidade, os alunos fizeram uma conscientização de casa em casa, conversando com os moradores para ter cuidado com os quintais e distribuindo panfletos.


A Água é Vida

O evento reuniu toda a comunidade escolar com o objetivo de explorar os conhecimentos adquiridos durante as pesquisas realizadas pelos alunos sob orientação dos professores.
Uma idéia audaciosa, Seminário Aberto, audaciosa porque até então a escola ainda não tinha realizado um evento desse porte.
O engenheiro de Segurança da Usina PCH São Domingos II, Dr. João Batista que munido de data show, apresentou slides riquíssimos em informações sobre essa preciosidade líquida, que é a água.
Desafio maior para os alunos foi apresentar os resultados das pesquisas feitas, para toda comunidade presente, mas, dividiram por temas e abordaram com muita precisão os assuntos pertinentes.
O resultado foi excelente, pois todas as apresentações foram feitas pelos alunos, desde a apresentação dos colegas palestrantes até a conclusão do trabalho.


Com o objetivo de fortalecer nossos laços de amizade e valorização da auto-estima de cada funcionário e eficiência no trabalho. Reconhecendo a importância da função que desempenha, com amor e dedicação proporcionando uma boa produtividade. Diante disso, nós, o grupo gestor convidamos todos os professores para participar de uma confraternização onde deixamos os dissabores de lado para reconhecermos o valor de cada um.


São Domingos é o berço da Natureza, haja vista tantas riquezas naturais, despertando o interesse de organismos nacionais e internacionais. Várias expedições já foram realizadas catalogando a fauna e a flora aqui existente. Como medidas preventivas de preservação dessas riquezas, algumas ações já foram desenvolvidas, como: a criação da Área de Preservação Ambiental - APA, que abrange as imediações da Serra Geral onde concentra a maior parte das veredas precursoras das nascentes de água potável fazendo deste município um dos recordistas nesse gênero; a criação do Parque Estadual de Terra Ronca com o objetivo de preservar a flora que ainda restava e reflorestar a área degradada para a ocupação com pastagens e plantações e, assim, recriar condições para a preservação da fauna nativa, o que visivelmente já acontece; a criação da Floresta Nacional - FLONA, próximo ao Assentamento Mata Grande, ainda pouco explorada pelos estudos científicos, porém é conhecida a sua densa vegetação e uma grande variedade de animais.
Houve ainda uma lei que criou o Parque Municipal de Preservação Ambiental, que em verdade é uma extensão da APA anteriormente citada. Temos então um município, no que depende de leis maiores, cuidando do futuro na questão meio ambiente. Então precisamos preparar o nosso povo para cuidar do que lhe compete em suas ações, seja onde for, ter sempre claro a necessidade de respeitar e zelar pela nossa casa coletiva.
O Colégio Estadual João Honorato, periodicamente realiza ações extra classe com o objetivo de desenvolver o senso crítico em cada estudante e, assim formar cidadãos comprometidos com a vida futura. Entre as ações do Col. Est. João Honorato estão: A CAMINHADA ECOLÓGICA, que proporcionou a limpeza de toda a orla urbana do Lago São Domingos, evento que contou inclusive com a cobertura da TV Serra Dourada com o programa Trilhas do Brasil, sendo veiculado em Goiânia e outros centros de abrangência da emissora; O Projeto PARA UM MEIO AMBIENTE SUSTENTÁVEL, já incluso neste blog; A Feira Cultural, onde uma de suas atividades consistiu em levar todos os alunos do Colégio em área de desmatamento para o plantio de eucaliptos próximo às margens do Rio São Domingos e à área de assoreamento no início do Lago São Domingos.


Antes ser um homem da sociedade, sou-o da natureza.
Marquês de Sade

Adenilton de Sousa Ribeiro
Professor/Colégio Estadual João Honorato


Caminhada Ecológica
Alunos recolhendo lixo e afixando placas na orla do lago.



Placas a serem afixadas na orla do lago.